A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo está próxima do fim e se encerra nesta terça-feira. Contudo, algumas seleções já garantiram suas vagas de maneira antecipada na segunda fase da competição, como foram os casos de França e Argentina, que se classificaram na última segunda-feira.
Classificam-se ao mata-mata os dois melhores colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados no geral. Ao todo, serão 32 seleções nos 16 avos de final.
México
Uma das três sedes da Copa do Mundo, o México foi a primeira seleção a garantir a classificação aos 16 avos de final. Os mexicanos contaram com o apoio da torcida para vencerem África do Sul e Coreia do Sul por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, nas duas primeiras rodadas.
O primeiro critério de desempate neste Mundial passou a ser o confronto direto. O único adversário que poderia ultrapassar o México no Grupo A seria a Coreia do Sul, mas devido à tal critério, os mexicanos já garantiram, também, a primeira colocação da chave, com seis pontos.
Estados Unidos
Logo após o México, foi a vez de outro país-sede se classificar ao mata-mata da Copa do Mundo: os Estados Unidos. Na primeira rodada, os norte-americanos golearam o Paraguai por 4 a 1 e, depois, ganharam da Austrália por 2 a 0 em jogos válidos pelo Grupo D.
Assim como o México, os Estados Unidos também já estão garantidos na ponta do grupo. Isso porque os estadunidenses, comandados pelo técnico Mauricio Pochettino, venceram os dois confrontos diretos da chave. Eles fecham a fase de grupos diante da já eliminada Turquia.
Alemanha
Também com duas vitórias nas duas primeiras rodadas da fase de grupos, a Alemanha voltou a se garantir no mata-mata da Copa do Mundo após 12 anos. Os alemães golearam Curaçao por 7 a 1 na estreia e, posteriormente, viraram sobre a Costa do Marfim, vencendo por 2 a 1 no último sábado.
Com seis pontos e na liderança do Grupo E, a Alemanha já não pode mais ser ultrapassada por nenhuma seleção justamente pelo critério do confronto direto.
Argentina
No primeiro jogo da última segunda-feira, a Argentina contou com mais uma tarde inspirada de Lionel Messi para vencer a segunda na Copa do Mundo. Os argentinos bateram a Áustria por 2 a 0, com dois do capitão, e asseguraram a liderança do Grupo J, chegando aos seis pontos.
Na estreia, com três de Messi, a Argentina venceu a Argélia com tranquilidade, por 3 a 0. Os atuais campeões do mundo já estão garantidos como líderes do grupo após a eliminação da Jordânia, último rival da fase de grupos, na madrugada de segunda para terça-feira.
França
Por fim, o Grupo I está praticamente resolvido. Depois de bater Senegal por 3 a 1 na estreia da Copa do Mundo, a França do protagonista Mbappé somou a segunda vitória contra o Iraque, na última segunda-feira, por 3 a 0. O camisa 10 francês voltou a balançar as redes duas vezes.
Noruega
A Noruega foi, até o momento, a última seleção a garantir vaga nos 16 avos de final do Mundial de maneira antecipada. Os noruegueses ganharam do Iraque por 4 a 1 na estreia. Já na segunda rodada, superaram Senegal por 3 a 2, com outra grande atuação de Erling Haaland.
Resta saber, agora, quem será o líder do Grupo I. A França lidera, com seis pontos, mas a Noruega tem a mesma pontuação. Na última rodada, as duas seleções fazem confronto direto para decidir quem avançará ao mata-mata na ponta. Os franceses têm a vantagem do empate, uma vez que possuem um saldo de gols superior ao dos noruegueses.





