O Governo de São Paulo entrega na próxima semana o primeiro trecho da Linha 6-Laranja de metrô, maior obra de mobilidade urbana em execução na América Latina. Com seis estações, de João Paulo I à Perdizes, o trecho funciona em operação assistida neste primeiro momento. Não haverá cobrança e o funcionamento será realizado de segunda a sexta em horário reduzido.
As seis primeiras estações da Linha 6-Laranja funcionarão das 10h às 15h, de segunda a sexta, exceto feriados. A operação contará com dois trens no sistema Shuttle, em que há apenas um trem em cada via. O intervalo médio entre os trens será de 19 minutos. Neste primeiro momento, a operação dos trens será feita manualmente com a presença de um condutor. No futuro, os trens da Linha 6-Laranja terão condução autônoma.
LEIA TAMBÉM: Conheça as primeiras estações que serão abertas na Linha 6-Laranja
Cada estação contará com mais de uma entrada/saída. No entanto, neste período inaugural, haverá um único acesso por estação, que é o principal. Trens e estações contarão com comunicação visual indicando os acessos. Além disso, este trecho inaugural da Linha 6-Laranja inclui a Estação Água Branca, que fará a integração do metrô de São Paulo com a Linha 7-Rubi. A conexão com a linha de trens metropolitanos será paga, enquanto o acesso às estações de metrô será gratuito.
Governo de São Paulo inaugura Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja, uma das principais obras de infraestrutura da América Latina, teve suas primeiras estações inauguradas: João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes. O empreendimento é uma Parceria Público-Privada (PPP) do Governo de São Paulo com a concessionária Linha Uni. O contrato tem um valor de R$ 19 bilhões.
Uma vez completa, a Linha 6-Laranja ligará a Estação Brasilândia até São Joaquim, ligando a zona norte ao centro da capital paulista. Atualmente, por ônibus, o trajeto dura cerca de 1h30. Com a inauguração completa da Linha 6, o tempo de deslocamento será reduzido para 23 minutos.
Próximas entregas da Linha 6-Laranja
O Governo de São Paulo vai inaugurar ainda neste ano mais duas estações da Linha 6-Laranja: a Brasilândia e a Itaberaba-Hospital Vila Penteado, alcançando a zona norte da capital paulista.
A Linha 6-Laranja inaugura um modelo contratual inédito no metrô paulista: uma PPP integral, em que a concessionária é responsável tanto pela implantação quanto pela operação. Depois de uma paralisação, o projeto foi retomado em 2020 com a entrada da Linha Uni/Acciona e agora se aproxima da operação do primeiro trecho.
LEIA TAMBÉM: Nova Estação Sesc-Pompeia, na Linha 6-Laranja, vai facilitar acesso a lazer e cultura na zona oeste
A PPP integral alinha, no mesmo contrato, a responsabilidade pela implantação e pela operação da linha, criando incentivos para decisões de engenharia, sistemas e manutenção voltados ao funcionamento do serviço no longo prazo.





