A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira. Apesar de ainda terem uma partida a ser disputada pela fase de grupos, algumas seleções já garantiram suas vagas de maneira antecipada na segunda fase da competição, como foram os casos de França e Argentina, que se classificaram na última segunda-feira, e Colômbia, que garantiu a vaga na madrugada desta quarta.
Classificam-se ao mata-mata os dois melhores colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados no geral. Ao todo, serão 32 seleções nos 16 avos de final.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
México
Uma das três sedes da Copa do Mundo, o México foi a primeira seleção a garantir a classificação aos 16 avos de final. Os mexicanos contaram com o apoio da torcida para vencerem África do Sul e Coreia do Sul por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, nas duas primeiras rodadas.
O primeiro critério de desempate neste Mundial passou a ser o confronto direto. O único adversário que poderia ultrapassar o México no Grupo A seria a Coreia do Sul, mas devido à tal critério, os mexicanos já garantiram, também, a primeira colocação da chave, com seis pontos.
Estados Unidos
Logo após o México, foi a vez de outro país-sede se classificar ao mata-mata da Copa do Mundo: os Estados Unidos. Na primeira rodada, os norte-americanos golearam o Paraguai por 4 a 1 e, depois, ganharam da Austrália por 2 a 0 em jogos válidos pelo Grupo D.
Assim como o México, os Estados Unidos também já estão garantidos na ponta do grupo. Isso porque os estadunidenses, comandados pelo técnico Mauricio Pochettino, venceram os dois confrontos diretos da chave. Eles fecham a fase de grupos diante da já eliminada Turquia.
Alemanha
Também com duas vitórias nas duas primeiras rodadas da fase de grupos, a Alemanha voltou a se garantir no mata-mata da Copa do Mundo após 12 anos. Os alemães golearam Curaçao por 7 a 1 na estreia e, posteriormente, viraram sobre a Costa do Marfim, vencendo por 2 a 1 no último sábado.
Com seis pontos e na liderança do Grupo E, a Alemanha já não pode mais ser ultrapassada por nenhuma seleção justamente pelo critério do confronto direto.
Argentina
No primeiro jogo da última segunda-feira, a Argentina contou com mais uma tarde inspirada de Lionel Messi para vencer a segunda na Copa do Mundo. Os argentinos bateram a Áustria por 2 a 0, com dois do capitão, e asseguraram a liderança do Grupo J, chegando aos seis pontos.
Na estreia, com três de Messi, a Argentina venceu a Argélia com tranquilidade, por 3 a 0. Os atuais campeões do mundo já estão garantidos como líderes do grupo após a eliminação da Jordânia, último rival da fase de grupos, na madrugada de segunda para terça-feira.
França
O Grupo I está praticamente resolvido. Depois de bater Senegal por 3 a 1 na estreia da Copa do Mundo, a França do protagonista Mbappé somou a segunda vitória contra o Iraque, na última segunda-feira, por 3 a 0. O camisa 10 francês voltou a balançar as redes duas vezes.
Noruega
A Noruega foi mais uma a garantir a vaga na segunda fase do Mundial de maneira antecipada. Os noruegueses ganharam do Iraque por 4 a 1 na estreia. Já na segunda rodada, superaram Senegal por 3 a 2, com outra grande atuação de Erling Haaland.
Resta saber, agora, quem será o líder do Grupo I. A França lidera, com seis pontos, mas a Noruega tem a mesma pontuação. Na última rodada, as duas seleções fazem confronto direto para decidir quem avançará ao mata-mata na ponta. Os franceses têm a vantagem do empate, uma vez que possuem um saldo de gols superior ao dos noruegueses.
Colômbia





