20.5 C
Marília
HomeUltimas NotíciasAgência Minas Gerais | Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades d...

Agência Minas Gerais | Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades d…

spot_img


O Governo de Minas iniciou, nesta segunda-feira (22/6), em Londres, na Inglaterra, a participação na London Climate Action Week 2026 (Semana de Ação Climática de Londres, em inglês) principal plataforma internacional voltada à implementação da agenda climática global entre as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

A comitiva do Estado, liderada pelo governador Mateus Simões, participa, até a próxima quarta-feira (24/6), de painéis e discussões sobre transição energética, adaptação climática e financiamento sustentável.

Minas Gerais chega à capital britânica consolidada como uma das principais lideranças subnacionais da América Latina em políticas climáticas e desenvolvimento sustentável, com iniciativas como o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG), a plataforma MRV Climático, estratégias de adaptação às mudanças do clima, programas de redução de emissões de metano e instrumentos de financiamento sustentável operados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Minas ainda se destaca por liderar a geração distribuída solar no país e por ampliar investimentos em biometano, hidrogênio de baixo carbono e economia verde. “Minas Gerais acredita que a próxima fase da agenda climática global será definida pela capacidade de implementação”, afirmou o governador.

 








 
 
   
   


O evento reúne governos nacionais e subnacionais, instituições financeiras, investidores, organismos multilaterais e empresas para discutir soluções concretas para os efeitos das mudanças do clima.

A edição de 2026 ocorre em um momento estratégico, após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada no Brasil em 2025, quando o foco das discussões internacionais passa da negociação para a implementação de projetos, investimentos e resultados.

Além do chefe do Executivo estadual, a comitiva do Governo de Minas em Londres também conta com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Lyssandro Norton.

Redução do metano e protagonismo subnacional

No primeiro dia de agendas em Londres, o governador Mateus Simões foi um dos participantes da mesa-redonda “Building a Multi-level Partnership for Super Pollutant Action”, promovida pela Coalizão de Ação Subnacional contra o Metano (SMAC), do Climate Group, em parceria com a Climate and Clean Air Coalition (CCAC), da ONU.

O encontro discutiu ações voltadas à redução dos poluentes climáticos de curta duração, especialmente o metano.

Minas Gerais participa da iniciativa após formalizar, durante a COP29, no Azerbaijão, a adesão à cooperação internacional para redução das emissões nos setores agropecuário e de resíduos, com ações voltadas ao aumento da produtividade, recuperação de áreas degradadas, aproveitamento energético e fortalecimento da agricultura sustentável.

“A gente sabe que as dificuldades sobre metano são diferentes no mundo”, explicou Simões. “No Brasil, especialmente em Minas, a gente tem uma dificuldade com o metano produzido por gado em pequenas propriedades e estamos buscando soluções para os nossos pequenos fazendeiros”.

Ainda segundo o governador de Minas Gerais, “já estamos caminhando bem com o metano em outras áreas, como porcos e frangos, porque já temos produção de energia, e também na questão do biogás, que está inclusive ampliando o fornecimento de biometano, inclusive para frotas”, contextualizou.

Financiamento climático e atração de investimentos

Na sequência, a delegação mineira participou da mesa redonda “Investment Dialogue: Where Private Capital Meets Regional Climate Solutions”, promovida pelas organizações Regions4, Under2 Coalition, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) e European Climate Foundation. O encontro discutiu mecanismos capazes de ampliar o acesso dos estados ao financiamento climático.

Cooperação Minas e França

Encerrando a programação, o governador Mateus Simões se reuniu com a presidente da Região Île-de-France, Valérie Pécresse, durante recepção promovida pelo governo de Quebec e pela rede Regions4. O encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional e explorar oportunidades de cooperação em áreas como mobilidade sustentável, qualidade do ar, inovação, transição energética e financiamento climático.

A aproximação entre Minas Gerais e a principal região econômica da França ocorre em um momento em que estados e regiões assumem papel crescente na implementação das políticas climáticas. Entre os temas de convergência estão planejamento climático, monitoramento de emissões, mobilidade sustentável e qualidade do ar.

 



Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img