11.1 C
Marília
HomeRegiaoMarília recebe primeiras doses de vacina contra 20 sorotipos de bactéria

Marília recebe primeiras doses de vacina contra 20 sorotipos de bactéria

spot_img


A Saúde de Marília recebeu na tarde de terça-feira (23 de junho) o primeiro lote da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite.

Vai atender principalmente crianças a partir de dois meses até as menores de cinco anos de idade, que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10. Além disso, casos de condições clínicas especiais, como prematuridade, por exemplo.

Esse primeiro lote soma 410 doses, e a Sala Central de Vacinas, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, começou nesta quarta-feira (24) a distribuição. A previsão é que até sexta-feira todas as unidades de saúde do município recebam

Assim, a Saúde projeta iniciar na próxima segunda-feira, dia 29, o atendimento ao público alvo com imunização das 7h às 17h.

Até agora, as vacinas ofertadas para esse caso são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23. Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes> Com isso, prevê, ampliar a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.

Marília recebe primeiras doses de vacina contra 20 sorotipos de bactéria
Marília recebe primeiras doses de vacina contra 20 sorotipos de bactéria

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, afirmou que a Pneumo 20 será apenas para o público alvo.

“Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal, poderão sim receber a Pneumo 20. E Se alguém tiver qualquer dúvida, procure a unidade de saúde para mais esclarecimentos”, disse a enfermeira.

Já a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, explicou que os outros imunizantes continuarão em uso até o final dos estoques.

“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para todo o país. Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques. E após o esgotamento dos estoques das vacinas Pneumo 10, 13 e 23 o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20”, afirmou a secretária.



Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img