A Saúde de Marília recebeu na tarde de terça-feira (23 de junho) o primeiro lote da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite.
Vai atender principalmente crianças a partir de dois meses até as menores de cinco anos de idade, que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10. Além disso, casos de condições clínicas especiais, como prematuridade, por exemplo.
Esse primeiro lote soma 410 doses, e a Sala Central de Vacinas, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, começou nesta quarta-feira (24) a distribuição. A previsão é que até sexta-feira todas as unidades de saúde do município recebam
Assim, a Saúde projeta iniciar na próxima segunda-feira, dia 29, o atendimento ao público alvo com imunização das 7h às 17h.
Até agora, as vacinas ofertadas para esse caso são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23. Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes> Com isso, prevê, ampliar a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, afirmou que a Pneumo 20 será apenas para o público alvo.
“Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal, poderão sim receber a Pneumo 20. E Se alguém tiver qualquer dúvida, procure a unidade de saúde para mais esclarecimentos”, disse a enfermeira.
Já a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, explicou que os outros imunizantes continuarão em uso até o final dos estoques.
“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para todo o país. Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques. E após o esgotamento dos estoques das vacinas Pneumo 10, 13 e 23 o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20”, afirmou a secretária.





