A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL) visitaram nesta semana as obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Marília, empreendimento que receberá investimento de R$ 79,8 milhões do Governo do Estado.
A unidade está sendo construída em uma área de 26 mil metros quadrados no prolongamento da avenida Brasil, no distrito de Lácio, e tem previsão de entrega para abril de 2028. O AME Marília deverá ampliar a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados para moradores de 19 municípios da região.
Durante a visita, os parlamentares destacaram o avanço das obras e o acompanhamento realizado desde as tratativas para viabilização do projeto junto ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo eles, o canteiro já está instalado e os serviços de preparação do solo avançam no local. O contrato para execução da obra foi assinado no final de março, permitindo o início efetivo da construção.

Quando estiver em funcionamento, o AME Marília oferecerá atendimento em especialidades como cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, dermatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia.
A estrutura também contará com serviços de terapia ocupacional, psicologia, nutrição, enfermagem e odontologia, ampliando a rede regional de atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O canteiro de obras já está instalado e a etapa de preparo do solo está avançando. Estamos acompanhando cada etapa, desde antes do anúncio pelo nosso governador Tarcísio”, afirmaram Dani Alonso e Capitão Augusto. “O AME Marília é a realização de um sonho, pelo qual lutamos muito para se tornar realidade após décadas de promessas não cumpridas. Agora, estamos conseguindo tirar do papel.”
A conquista também contou com apoio dos vereadores Guilherme BKS Burcão (DC) e Wilson Damasceno (PL), além do ex-vereador e atual assessor parlamentar Evandro Galete, que participaram das articulações em defesa da implantação da unidade.

O anúncio da construção do AME ocorreu no final de 2024, quando o governador Tarcísio de Freitas confirmou a implantação do equipamento em evento que contou com a presença de Dani Alonso. Na ocasião, o governador destacou a atuação da parlamentar nas negociações junto ao Executivo estadual.
“Marília vai ter AME. Estou aqui com Dani Alonso, a embaixadora de Marília na Assembleia Legislativa e no governo de São Paulo, que está fazendo a diferença. Muita coisa boa está vindo por aí”, afirmou. “Não tinha medicina com especialidade, e nós vamos levar, vamos concretizar esse sonho.”
Além de ampliar a capacidade de atendimento especializado na região, a implantação do AME representa uma das principais obras da área da saúde anunciadas para Marília nos últimos anos. A expectativa é que a nova estrutura contribua para reduzir filas de espera por consultas e procedimentos especializados, diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes para centros de referência mais distantes e fortalecendo a rede pública regional de saúde.





