O Governo de São Paulo anunciou investimentos que somam R$ 13,4 bilhões para a Grande São Paulo durante a 18ª edição da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, realizada nesta quinta-feira (25), na Região Metropolitana de São Paulo. O pacote inclui obras para ampliar o acesso à água e ao esgoto, melhorar a infraestrutura urbana e fortalecer áreas como saúde, educação, segurança pública e prevenção de riscos climáticos nos municípios das microrregiões Norte, Oeste e Sudoeste.
Os anúncios foram apresentados pelo governador Tarcísio de Freitas durante reunião com prefeitos e lideranças regionais em Barueri. A agenda desta quinta-feira (25) também incluiu a inauguração da Avenida Pirarucu (aporte estadual de R$ 19,5 milhões), nova ligação viária entre Carapicuíba e Barueri, e o descerramento da placa do Centro de Eventos Municipal de Carapicuíba (investimento de R$ 5 milhões).
A maior parte dos recursos para a Grande São Paulo contempla ações de saneamento. O principal destaque é o plano de universalização da Sabesp, que prevê cerca de R$ 13 bilhões em obras entre 2026 e 2029 para ampliar os serviços de água e esgoto nos municípios atendidos pela companhia na Região Metropolitana.
“Tem muita coisa boa acontecendo na Região Metropolitana. Estamos avançando na universalização do saneamento com os investimentos da Sabesp, reforçando a saúde dos municípios com novos repasses, investindo em obras de prevenção de riscos por meio da Defesa Civil e ampliando a educação com reformas em escolas e o anúncio da segunda Fatec de Barueri, voltada à área da saúde. Nada disso acontece sem parceria. Quando Estado e municípios trabalham juntos, conseguimos atender as prioridades da população e transformar demandas em entregas”, resumiu Tarcísio.
Na região Norte da Grande São Paulo, serão investidos R$ 1,8 bilhão em obras que beneficiarão Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Na região Oeste, os investimentos chegam a R$ 7,9 bilhões, contemplando Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Já na região Sudoeste, estão previstos R$ 3,3 bilhões para Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
A Caravana também marcou a assinatura de 19 convênios para melhorias urbanas, que somam R$ 288,8 milhões. Desse total, R$ 54,5 milhões serão destinados à construção de unidades de saúde, centros de exposição e reformas de escolas em Barueri, Juquitiba, Mairiporã, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Outros R$ 226,3 milhões serão aplicados em obras de pavimentação, recapeamento, drenagem, pontes e viadutos em Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista. Também foram anunciados R$ 8 milhões para a reforma de um parque municipal e de um campo de futebol em Itapecerica da Serra e Pirapora do Bom Jesus.
Saúde
Na área da saúde, a Caravana reuniu R$ 76,5 milhões em ações que fortalecem a rede regional de atendimento. Os recursos incluem R$ 20 milhões para Osasco e R$ 5 milhões para Vargem Grande Paulista por meio de repasses fundo a fundo. Também foi autorizada a celebração de convênio de R$ 43 milhões para custeio, por 24 meses, do Centro de Imagens e Diagnósticos de Caieiras.
Em Franco da Rocha, o Governo de São Paulo anunciou R$ 8,5 milhões para a reforma do Pronto-Socorro e implantação da nova ala de hemodinâmica do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho.
Educação
Na educação, foram autorizadas reforma e ampliação em 47 escolas estaduais de 17 municípios da região, com investimento de R$ 47,4 milhões. As intervenções contemplam unidades em Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
A Caravana 3D na RMSP também anunciou o autorizo para as redes municipais de educação de Itapevi, Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus. Em Itapevi, serão adquiridos equipamentos de ar-condicionado. As outras duas prefeituras serão beneficiadas com compras de equipamentos de tecnologia e comunicação. O montante de recursos destinado aos municípios é de R$ 1,4 milhão.
Durante a reunião, o Governo do Estado anunciou ainda a implantação de uma Fatec em Barueri. A unidade tem previsão de iniciar as atividades no primeiro semestre de 2028 será voltada à área da saúde, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender à demanda local.
Segurança pública
A Caravana também reuniu ações voltadas ao fortalecimento das forças de segurança, com a entrega de nove viaturas para a Polícia Civil e investimento de R$ 1,6 milhão, e 42 fuzis para a Polícia Militar, no valor de R$ 500 mil. Também foi inaugurada a nova sede da 3ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar, em Cotia. A unidade recebeu R$ 3,7 milhões em investimentos e reforça a estrutura operacional da corporação na região.

Resiliência e prevenção de desastres
A Defesa Civil do Estado reuniu R$ 4,2 milhões para obras de prevenção e mitigação de riscos em municípios da RMSP. Em Itapecerica da Serra, serão investidos R$ 1,6 milhão em uma obra de contenção de encosta na Avenida Nove de Julho, com o objetivo de reduzir riscos geológicos e aumentar a segurança dos moradores da região.
São Lourenço da Serra receberá R$ 398,8 mil para a implantação de uma travessia em aduelas na Rua Amaro Floriano de Lima. A intervenção vai melhorar a drenagem da via, facilitar a mobilidade local e reduzir os impactos provocados por chuvas intensas.
Já em Franco da Rocha, o investimento de R$ 2,2 milhões será destinado a uma obra de contenção na Rua São Carlos, voltada à estabilização do terreno e à prevenção de processos de erosão e movimentação de solo.
Caravana 3D
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões paulistas levando políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Antes da Grande São Paulo, a ação passou pela Baixada Santista e pelas regiões Central, Barretos, Registro, Bauru, ABC Paulista, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.





