19.8 C
Marília
HomeRegiaoSP tem transformação em três anos e meio • Marília Notícia

SP tem transformação em três anos e meio • Marília Notícia

spot_img


Programas estaduais ampliaram investimentos e fortaleceram serviços públicos (Foto: Divulgação)

Mais de 86 mil moradias entregues, 405 mil empresas abertas em um único ano, 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas, 1,7 milhão de estudantes beneficiados por reformas em escolas estaduais, R$ 260 bilhões contratados para ampliar o saneamento básico e mais de 16 mil novos policiais incorporados às forças de segurança. Os números ajudam a dimensionar a série de avanços registrados por São Paulo nos últimos três anos e meio em áreas fundamentais para a população.

Guiada pelos pilares do Desenvolvimento, do Diálogo e da Dignidade, a gestão estadual consolidou uma agenda de transformação baseada em resultados, inovação na administração pública e foco na melhoria da qualidade de vida dos paulistas. O período foi marcado pela ampliação de investimentos, modernização de serviços e implementação de políticas públicas voltadas à geração de oportunidades, redução das desigualdades e fortalecimento da rede de proteção social.

Programas como Casa Paulista, Prontos pro Mundo, Tabela SUS Paulista, SuperAção SP e SP Por Todas tornaram-se referências dentro dessa estratégia, alcançando diferentes regiões do Estado e impactando diretamente milhões de pessoas.

Sandra Antunes Miranda da Silva foi uma beneficiária da Casa Paulista (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo)

Moradia: acesso à casa própria em escala histórica

O acesso à moradia digna avançou de forma expressiva nos últimos três anos e meio. Com 86 mil unidades habitacionais entregues e outras 116 mil em construção, São Paulo registra uma das maiores frentes habitacionais já realizadas em sua história.

Principal instrumento dessa política, o Casa Paulista consolidou-se como o maior programa habitacional do Estado.

A iniciativa reúne diferentes modalidades de atendimento, desde a construção de novas unidades até cartas de crédito e subsídios para aquisição da casa própria, ampliando as possibilidades de acesso para famílias de diferentes perfis.

Os resultados refletem diretamente na vida da população. Em média, 70 famílias passam diariamente a viver em um imóvel próprio por meio das ações do programa. Entre os exemplos mais emblemáticos está o reassentamento de mais de 800 famílias da antiga Favela do Moinho, encerrando uma espera de décadas por uma solução habitacional definitiva e garantindo mais segurança, estabilidade e dignidade.

Embarque do Prontos pro Mundo (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo)

Educação: novas oportunidades para os estudantes paulistas

Na educação, os avanços combinam ampliação de oportunidades acadêmicas, fortalecimento da formação profissional e investimentos na infraestrutura escolar.

Pela primeira vez na história da rede estadual, estudantes passaram a participar de intercâmbios internacionais por meio do programa Prontos pro Mundo. A iniciativa oferece a jovens da escola pública a oportunidade de estudar inglês em cinco destinos internacionais, ampliando horizontes culturais, acadêmicos e profissionais. Ao todo, 2 mil alunos serão beneficiados pelo programa.

O ensino técnico também ganhou nova dimensão. O número de vagas foi ampliado para 321 mil oportunidades, resultado da atuação conjunta da Secretaria da Educação e do Centro Paula Souza. O crescimento de 134% fortalece a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e contribui para a formação de mão de obra qualificada em diferentes regiões do Estado.

Os investimentos também chegaram às unidades escolares. O Governo de São Paulo alcançou o maior número de reformas da última década, com obras em 3,5 mil escolas estaduais. As melhorias beneficiam aproximadamente 1,7 milhão de estudantes, proporcionando ambientes mais modernos, seguros e adequados ao aprendizado.

Hospital do Servidor Público Estadual (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo)

Saúde: mais acesso e redução das filas

A ampliação do atendimento foi uma das principais marcas da saúde pública no período. Desde 2023, São Paulo alcançou o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas, ampliando o acesso da população a procedimentos e reduzindo significativamente o tempo de espera em diversas especialidades.

Esse avanço foi impulsionado por medidas estruturantes, entre elas a implantação da Tabela SUS Paulista. O programa ampliou o financiamento destinado a hospitais filantrópicos, autárquicos e santas casas, contribuindo para o equilíbrio financeiro dessas instituições e fortalecendo a rede de atendimento em todas as regiões do Estado.

Com investimentos superiores a R$ 9,7 bilhões, a iniciativa permitiu ampliar a oferta de consultas, exames, internações e procedimentos cirúrgicos, além de colaborar para a reabertura de leitos e a redução das filas.

A atenção primária também recebeu reforço expressivo por meio do IGM SUS Paulista. Os investimentos estaduais nessa área mais que triplicaram, ultrapassando R$ 1,3 bilhão e fortalecendo o atendimento básico prestado à população pelos municípios.

Sônia Maria Silva fez parte do programa Caminhos da Capacitação (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo)

Inclusão social e proteção às mulheres

No campo social, o Governo de São Paulo implantou o SuperAção SP, primeira política estadual estruturada especificamente para promover a superação da pobreza por meio da inclusão produtiva.

A proposta integra qualificação profissional, acesso ao emprego, geração de renda e proteção social em uma mesma estratégia, acompanhando famílias em situação de vulnerabilidade e criando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.

As mulheres também passaram a contar com novos instrumentos de proteção. O aplicativo SP Mulher Segura, integrado ao monitoramento eletrônico de agressores, tornou São Paulo o primeiro estado a utilizar tornozeleiras eletrônicas conectadas a uma plataforma de proteção específica para vítimas de violência doméstica.

A rede de atendimento especializado também foi ampliada. O Estado registrou crescimento de 57% nos serviços voltados às mulheres, alcançando 317 estruturas entre Delegacias de Defesa da Mulher e Salas DDM. Paralelamente, o movimento SP Por Todas fortaleceu ações de acolhimento, autonomia financeira e desenvolvimento profissional feminino.

Agentes do Superação em Cabreúva (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo)

Segurança pública e tecnologia a serviço da população

A segurança pública passou por um amplo processo de fortalecimento, baseado na integração entre inteligência policial, tecnologia e ampliação do efetivo.

O programa Muralha Paulista tornou-se um dos principais exemplos dessa estratégia. A iniciativa conecta municípios e forças de segurança por meio de uma rede inteligente formada por 125 mil câmeras e sensores. Atualmente, 612 municípios aderiram ao programa, dos quais 228 já estão completamente integrados ao sistema.

Com investimentos de R$ 440 milhões, a ferramenta amplia a capacidade de monitoramento, investigação e resposta das forças policiais.

O Governo de São Paulo também promoveu a maior recomposição do efetivo das últimas duas décadas. Desde 2023, mais de 16 mil novos policiais passaram a atuar em todo o Estado. Até o fim da atual gestão, a expectativa é que esse número alcance 26 mil profissionais.

Estrutura de atendimento também foi ampliada com a maior expansão da rede de DDMs (Foto: Marcelo Camargo)

Saneamento e desenvolvimento econômico

O saneamento básico vive um dos maiores ciclos de investimentos de sua história. A desestatização da Sabesp permitiu a contratação de R$ 260 bilhões em investimentos para antecipar a universalização dos serviços de água e esgoto para 2029.

Os impactos já começam a ser percebidos. Em apenas dois anos, cerca de 3,8 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações de expansão da infraestrutura do setor, que contribuem para a saúde pública, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Outro destaque é a Tarifa Social Paulista, que dobrou o número de beneficiários em um ano e hoje atende aproximadamente seis milhões de pessoas, oferecendo descontos de até 78% nas contas de água e esgoto para famílias elegíveis.

Na economia, São Paulo segue liderando a geração de oportunidades no país. Em 2025, o Estado registrou recorde histórico na abertura de empresas, com 405 mil novos negócios formalizados. O resultado reforça o ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos.

Nos últimos três anos e meio, mais de 1,3 milhão de empregos foram criados, fortalecendo a renda das famílias, impulsionando o crescimento regional e consolidando São Paulo como principal motor econômico do Brasil.





Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img