13.2 C
Marília
HomeRegiaoInverno começa, deve ter onda de frio na semana e influência do...

Inverno começa, deve ter onda de frio na semana e influência do El Niño

spot_img


Marília O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) e a estação chega com previsão de onda de frio durante a semana e mínimas abaixo dos 10º em Marília.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê ainda aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas a partir da noite de segunda-feira.

Conforme a Climatempo, a região de frio mais intenso deve atingir sul do país entre 24 e 26 e ser a mais forte do ano.

O pico em Marília deve acontecer na quinta-feira, com mínimas na faixa de 8º a 9º, mas abaixo dos 15º durante toda a semana.

“Pela força, extensão e tempo de atuação sobre o país, esta massa de ar frio, de origem polar, será considerada onda de frio.”

El Niño

Contudo, a nova estação chega também com previsão de temperaturas acima da média história. E isso deve ocorrer por influência do El Niño, fenômeno climático que acompanha aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico.

“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, diz o meteorologista Melquizedek Rafael Duarte da Silva, do Inmet. Além de temperatura mais elevadas, o fenômeno pode trazer mais chuvas.

“O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode se agravar”, diz Silva.

O que é o inverno?

O inverno é um evento astronômico. É quando parte do planeta Terra está recebendo menos radiação do Sol. Enquanto o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, conta com menor incidência solar, o Hemisfério Norte, que está no verão, recebe mais radiação.

Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, a estação também reflete de maneira diferente dependendo da localização. Na cidade mais ao sul do Brasil, Chuí (RS), durante os meses de inverno, o Sol nasce por volta das 7h30 e se põe por volta das 17h30. Assim, os dias têm menos de 10 horas de luz.

Em Macapá, devido à localização exata na linha do Equador, o Sol nasce por volta das 6h15 e se põe às 18h15. A cidade não tem estações do ano bem definidas. Esses horários permanecem praticamente constantes o ano todo, com variações de apenas alguns minutos. 



Fonte Link

spot_img
spot_img
Fique conectado
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Deve ler
spot_img
Notícias Relacionadas
spot_img