Marília – O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) e a estação chega com previsão de onda de frio durante a semana e mínimas abaixo dos 10º em Marília.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê ainda aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas a partir da noite de segunda-feira.
Conforme a Climatempo, a região de frio mais intenso deve atingir sul do país entre 24 e 26 e ser a mais forte do ano.
O pico em Marília deve acontecer na quinta-feira, com mínimas na faixa de 8º a 9º, mas abaixo dos 15º durante toda a semana.
“Pela força, extensão e tempo de atuação sobre o país, esta massa de ar frio, de origem polar, será considerada onda de frio.”
El Niño
Contudo, a nova estação chega também com previsão de temperaturas acima da média história. E isso deve ocorrer por influência do El Niño, fenômeno climático que acompanha aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico.
“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, diz o meteorologista Melquizedek Rafael Duarte da Silva, do Inmet. Além de temperatura mais elevadas, o fenômeno pode trazer mais chuvas.
“O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode se agravar”, diz Silva.
O que é o inverno?
O inverno é um evento astronômico. É quando parte do planeta Terra está recebendo menos radiação do Sol. Enquanto o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, conta com menor incidência solar, o Hemisfério Norte, que está no verão, recebe mais radiação.
Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, a estação também reflete de maneira diferente dependendo da localização. Na cidade mais ao sul do Brasil, Chuí (RS), durante os meses de inverno, o Sol nasce por volta das 7h30 e se põe por volta das 17h30. Assim, os dias têm menos de 10 horas de luz.
Em Macapá, devido à localização exata na linha do Equador, o Sol nasce por volta das 6h15 e se põe às 18h15. A cidade não tem estações do ano bem definidas. Esses horários permanecem praticamente constantes o ano todo, com variações de apenas alguns minutos.





